Enquete

Você gostaria de deixar de pagar energia elétrica? mesmo que só obtivesse o retorno total do investimento em cinco anos?

Total de votos: 3260

Notícias

A Ecoern loja virtual será inaugurada em breve!

13/11/2013 17:30
A nossa nova loja virtual está em teste e ainda não foi lançada! A tecnologia empregada no painel solar ainda é de alto custo que, para tanto, para se tornar um produto popular, seria necessário mais incentivos do governo. Os painéis solares são considerados uma boa alternativa para a geração de...

Energia eólica traz investimentos de R$ 12 bilhões na economia do RN


Por Pedro Felipe

Durante o “II Fórum Estadual de Energia do Rio Grande do Norte”, o potencial das energias renováveis, com destaque especial para a eólica trouxe expectativas otimistas para empresários, Governo do Estado e especialistas do setor, com previsão de alcançar até 2016 o montante de R4 12 bilhões em investimentos, totalizando 98 parques eólicos.

 

O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Azevedo apontou todo o potencial do Rio Grande do Norte para as energias renováveis que não podem ser perdidos e barreiras de infraestrutura e burocracia. “Poucas áreas tem as condições geopolíticas favoráveis do nosso Estado tanto para a geração eólica como para a solar. Porém na eólica temos o problema da falta de linhas de transmissão para escoar a produção, o que fez com que o Estado tivesse um resultado decepcionante no último leilão”, explicou Flávio.

Segundo o empresário, é necessário um empenho para unir forças de todas as instituições para que não se perca a oportunidade de desenvolvimento econômico e social, por meio do investimento em energia renovável.

 

 

Galeria de fotos: Página inicial

/album/galeria-de-fotos-pagina-inicial/a1077cd788e9bd940e41a7badd16624e4-1-jpg/

Fundo Socioambiental Caixa capacita famílias para trabalhar com energia renovável

Publicado em 04/02/2013 - 10:06 por Maristela Crispim | Comentar

No treinamento, em Juazeiro (BA), foram realizadas práticas de colocação de cabo guia, uso de equipamentos e escadas, e técnicas de subidas e amarrações Foto: Divulgação / Caixa

A Caixa Econômica Federal informa que, por intermédio do Fundo Socioambiental Caixa, financiou projeto de geração de renda e energia renovável, que vai beneficiar mil residências do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) na Bahia. A iniciativa promoveu o treinamento em Segurança no Trabalho em Altura para moradores dos condomínios Morada do Salitre e Praia do Rodeadouro, ambos em Juazeiro (BA).

O projeto consiste na instalação de sistemas de microgeração eólica e solar em unidades habitacionais do PMCMV, além do treinamento dos moradores como profissionais de instalação e manutenção de painéis solares. Das 40 pessoas que participaram da iniciativa, 17 são mulheres. Isso permitirá uma renda para famílias com rendimento inferior a três salários mínimos.

Segundo a Caixa, A energia gerada irá abastecer as áreas comuns de cada condomínio, devolvendo à rede de eletricidade o que não for utilizado. A estimativa é de que tal medida pode representar a geração de um valor mensal de renda extra de até R$ 110 para cada família. A energia não consumida pelo condomínio poderá ainda, ser vendida à concessionária ou a consumidores livres, gerando renda que será dividida entre os moradores, podendo também ser utilizada em melhorias das condições locais.

Além de beneficiar as famílias com uma renda extra, o projeto pretende produzir energia limpa e renovável, contribuindo para a redução de gases de efeito estufa, além de proporcionar incentivo à organização social, à formalização de empreendedores individuais e à participação em ações de formação e capacitação técnica.

Trabalho em Altura

Trabalho em altura é toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior em que haja risco de queda. Foram realizadas práticas de colocação de cabo guia, uso de equipamentos e escadas, e técnicas de subidas e amarrações, conforme instruções normativas da NR35. Essa norma e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos com essa atividade.

Além do treinamento prático, os participantes tiveram aulas teóricas, que abordaram os seguintes temas: normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; análise de riscos potenciais inerentes em altura; condutas em situações de emergência, incluindo técnicas de resgate e primeiros socorros; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva e individual.

Fundo Socioambiental

De acordo com a Caixa, desde 2006, o Programa Caixa Objetivos do Milênio (ODM) vem criando oportunidades nas áreas de educação e geração de trabalho e renda. O Fundo Socioambiental Caixa, instituído em 2010, destina recursos correspondentes a até 2% do lucro anual do banco para apoio a projetos socioambientais.

O acompanhamento dos projetos selecionados é realizado pelos Comitês Regionais Caixa ODM, vinculados às Superintendências Regionais da Caixa, de forma a garantir que o apoio do Fundo Socioambiental Caixa represente um avanço do compromisso do banco, na promoção da cidadania e da sustentabilidade econômica e socioambiental no País.

Fonte: Caixa Econômica Federal

 

Bem vindo

 

   A Ecoern contará com um estabelecimento fixo e uma loja virtual, onde será possível encontrar todos os produtos relacionados com a produção das energias termo-solar, fotovoltaica e ou eólica entre outras que já estão em estudos...

     O registo no nosso site é grátis, não implica qualquer tipo de compromisso e permite aceder a informações reservadas para clientes registados.

Avaliamos, concebemos ou adaptamos  projetos  às suas necessidades.

Contate-nos